Correio Popular Notícia




ENERGIA BARATA
Preço na conta de luz poderá cair até 20 por cento em Rondônia

Data da notícia: 2015-08-13 10:29:04
Foto:

(Da Redação) O valor extra cobrado na conta de luz dentro da bandeira vermelha deve cair de 15% a 20%. Essa alteração no sistema de cobrança vai trazer um alívio ao povo de Rondônia, que paga uma conta de luz que beira o absurdo.
O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na última terça-feira (11), durante o lançamento do Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE). Para a presidenta, o nível de chuvas e a situação atual dos reservatórios do País deve permitir a redução estimada entre 15% e 20% nos valores da chamada bandeira vermelha, que sinaliza o custo real da energia brasileira e os correspondentes acréscimos nas contas de luz.
Segundo Dilma Rousseff, graças aos investimentos que o governo federal vem mantendo no setor elétrico foi possível o Brasil passar pela maior seca dos últimos 100 anos sem racionamento de energia. E o encarecimento da luz, causado pelo uso das térmicas para suprir a falta de água nas hidrelétricas, começa a ser agora progressivamente revertido.
?No sábado passado, o ministro [de Minas e Energia, Eduardo Braga] me informou que começamos a desligar as termelétricas, o que é possível graças ao aumento das chuvas e ao enchimento dos reservatórios. Isso vai permitir uma redução no custo da bandeira vermelha?, acrescentou a presidenta.
Essa é uma briga antiga do deputado Marcos Rogério (PDT-RO). ?Tenho questionando à Aneel os preços abusivos cobrados no Estado de Rondônia, que aliás, é responsável por gerar energia que abastece parte do país. Na época, questionei a razão de Rondônia estar classificada com a bandeira vermelha, já que possui duas usinas hidrelétricas ? Jirau e Santo Antônio - e contribui para o abastecimento do país. É importante ressaltar também que a qualidade do serviço para os cidadãos não condiz com o valor que é cobrado, considerando as constantes quedas de energia?, lembrou o deputado.
Marcos Rogério recebeu com satisfação a notícia de que haverá uma redução tarifária, mas segue vigilante em relação ao enquadramento da bandeira vermelha no estado e espera uma solução por parte da Aneel.

Contestação
A presidenta também contestou versões pessimistas de que as reduções nos tributos que incidem sobre as contas de luz, promovidas por ela no passado, não resultaram na redução efetivas das contas. ?Se a gente não tivesse promovido a redução das tarifas ? em 18% para as residências e 32% para as indústrias ? lá em 2013, as contas de luz hoje estariam muito mais altas?, comentou.
E acrescentou que as perspectivas de futuro são boas. ?Acreditamos que, com a regularização do sistema hidrológico do Brasil, teremos mais e melhores notícias a dar nesse sentido?. Ela lembrou que o Programa de Investimento em Energia Elétrica 2015?2018, anunciado nesta terça-feira, completa o conjunto de programas de investimentos do governo no setor e deve colaborar para reduzir o custo da energia elétrica. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1338 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.